sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Aspectos Demográficos da China

A China é o país de maior população de todo o planeta, com aproximadamente 1 bilhão e 338 milhões de habitantes (mil milhões e 338 milhões - PE) (estimativa de Julho de 2009), perfazendo um contigente de cerca de 20% da população mundial, o que equivale a dizer que de cada 5 habitantes do planeta, um é chinês.

Sua qualidade de vida, pelo método do PIB per capita, se compara a pobres países africanos. Enquanto que as grandes metrópoles chinesas não perdem em nada para cidades como Tóquio e Nova Iorque, a população rural - e a maioria absoluta da população concentra-se no campo e vive em condições de miséria totais, em alguns casos vivendo em condições idênticas há centenas de anos.

A população dos grandes centros (onde a população das cidades chega às cifras dos milhões) vivem razoavelmente bem. O mesmo não se verifica nas áreas rurais.

Em uma tentativa de limitar a sua população, a China tem adotado uma política que limita as famílias urbanas a ter uma criança e as famílias rurais a duas se a primeira for uma menina. Como os meninos são consideradas economicamente mais útil em áreas rurais, há uma elevada taxa de mulheres que procuram abortos para garantir que a segunda criança seja do sexo masculino. Isso resulta em uma relação de sexo de 119 meninos nascidos para cada 100 meninas. Isto levou as autoridades a destacar a importância das mulheres, e chegou a proibir o uso de métodos médicos para predizer o sexo do feto e punir severamente o aborto seletivo de meninas. Além disso, o estado acaba de empreender reformas em sua política de planeamento familiar, facilitando o controle da natalidade e incentivando economicamente às famílias com duas meninas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário